Check list é a melhor maneira de planejar sua festa






 

A organização de uma festa requer tempo e dedicação seja qual for o tamanho ou o grau de formalidade do evento. Desde a pesquisa de cores e temas da festa, passando pela lista de convidados, definição do cardápio e local do evento, até o envio dos convites e confecção das lembrancinhas e personalizados, enfim, cada item tem sua importância. E um bom planejamento faz toda diferença.



Para que você não tenha surpresinhas desagradáveis ou deixe de fazer algo importante, aqui vai um completo check list para uma festa infantil, que poderá ser adaptado conforme seu evento.

DOIS MESES ANTES

1. Escolha o tema, a data e a hora da festa.

2. Decida onde vai ser a festa (buffet, em casa, salão do condomínio ou chácara) e faça a reserva do lugar, se necessário.

3. Encomende convites e lembrancinhas. Caso seja você mesmo a fazer ambos, compre o material necessário para começar a confecção. (Se você mesma faz esses itens, comece a pesquisar com mais de três meses de antecedência para que tenha tempo hábil para criar tudo)

4. Elabore a lista de convidados. O número de pessoas vai determinar outros itens do check list como a quantidade de comida e bebida a ser feita e/ou comprada.

SEIS SEMANAS ANTES

5. Relembre a data do evento por e-mail aos convidados. A ideia é avisar com certa antecedência quando será a festa. Assim, mesmo antes de receber o convite oficial, as pessoas já podem reservar o dia do evento na agenda.

6. Compre (ou faça) a decoração da festa (balões, pratinhos, descartáveis, vela etc). Caso você alugue peças decorativas, louças, painéis e mobiliário, pesquise preços em pelo menos cinco empresas diferentes, para só então contratar o serviço. E não se esqueça de checar no contrato todos os itens que alugou. Se você contratou um buffet, não se preocupe com esta parte.

7. Contrate garçom/garçonete (se necessário) ou combine com alguém da família para ajudar no dia da festa.

8. Contrate o fotógrafo (caso queira um profissional registrando a festa) e o DJ.

UM MÊS ANTES

9. Contrate a animação/brinquedos da festa (pula-pula, piscina de bolinha, palhaço, escultura de balão – ou o que achar conveniente)

10. Encomende docinhos, salgados (ou defina o cardápio, caso seja almoço ou jantar) e o bolo.

11. Envie os convites.

20 DIAS ANTES

12. Se você optar por decorar com flores naturais encomende os arranjos na sua floricultura de preferência.

13. Verifique se será necessário alugar mesas ou cadeiras, talheres, pratos e outros itens, caso a festa aconteça na sua casa ou salão do prédio.

DUAS SEMANAS ANTES

14. Ligue confirmando todos os serviços contratados, principalmente os de comida, animação e ajudantes. Em caso de almoço e jantar feitos por você ou alguém da família, compre os ingredientes com antecedência, deixando apenas frios, carnes e ingredientes para salada mais para perto do evento. Se você for fazer os salgados e doces em casa, providencie os ingredientes com margem de tempo maior para não faltar nada.

15. Caso o seu convite não tenha o RSVP, peça confirmação dos convidados por e-mail ou mande uma mensagem Inbox no Facebook perguntando se a pessoa poderá vir à festa

UMA SEMANA ANTES

16. Compre os ingredientes que estão faltando de tudo o que for fazer em casa. Faça uma listinha com o que você vai precisar para evitar várias idas ao supermercado. Se for preparar os salgados em casa, faça-os e congele.

17. Teste o som da casa e monte um play list que agrade crianças e adultos. Uma festa infantil não precisa ter necessariamente músicas do Balão Mágico ou da Xuxa. Um som ambiente agradável deixa a casa acolhedora e mais harmônica.

UM DIA ANTES

18. Caso não tenha contratado fotógrafo profissional, não se esqueça de verificar se sua máquina está com as baterias recarregadas e com os cartões limpos.

19. Se a festa for na sua casa deixe toda a decoração montada um dia antes e confira se há guardanapo de papel, papel higiênico e toalhas limpas.

20. Prepare os docinhos e o bolo (caso vá fazer em casa) e coloque a bebida para gelar.

NO DIA DA FESTA

21. Busque (ou peça para entregar) o bolo, os salgados, os docinhos e as flores (caso tenha encomendado).

22. Revise a decoração e faça os ajustes finais.

23. Agora é relaxar e esperar pelos convidados!


Imprima um check list ou Planilha de orçamentos para festa

BOA FESTA!

Comentários